20 de março de 2013

Nossa maior Utopia

     "Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL."



Pra quem não sabe, esse é o preâmbulo da nossa constituição. Isso mesmo, aquele texto enorme que assegura todos os seus direitos e deveres, que fala da forma de governo e sua atuação em cada Estado e mil e outras coisas mais. Mas então, quem foram os sonhadores que escreveram isso ai?
É lindo de ler, mas revoltante quando contrastado com a realidade brasileira atual. "destinado a assegurar [...] a liberdade, a segurança..." ???? Onde fica a parte da segurança mesmo?  Por que as mães de hoje em dia não deixam seus filhos de 12 anos irem sozinhos para a escola ou mesmo brincar na porta de casa? Porque eles não tem a capacidade de se virarem sozinhos ou porque simplesmente não existe essa tal segurança na maioria das cidades brasileiras? Não saio sozinha a noite, mal pego um táxi sozinha depois da meia-noite. Onde ficou a minha liberdade?
Me asseguram o bem-estar, certo? Desde que eu tenha dinheiro para pagar minha comida, meu hospital e meus caprichos, caso contrário vou sentir um bem-estar maravilhoso na fila do hospital público de Brasilia. E o desenvolvimento dos nossos jovens? Com certeza estão garantidos com a qualidade de ensino das nossas escolas certo? 
A igualdade e a justiça. Essa acredito que seja a parte que mais me dói ver que não acontece, porque confiamos ao governo, ainda que erroneamente, a função de nos garantir todos os nossos direitos, mas a igualdade pode ser bem mais simples. Cabe a cada um de nós nos tratarmos de forma igualitária, não ao governo, não a justiça.
Me disseram que um texto desse tamanho daria preguiça de ler, mas preguiça tenho eu de toda essa farsa, de todo esse país sendo levado com a barriga, de toda essa utopia vivida por cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí,curtiu? Então deixe aqui seu comentário. Ficaremos muito felizes em responde-los :)