Street Art ou Arte Urbana é uma manifestação artística desenvolvida em espaços públicos. Diferente do vandalismo ela é rica em detalhes que vão do Graffiti ao Estêncil, passando por stickers, cartazes lambe-lambe, intervenções, instalações, flash mob, entre outras. São formas das pessoas expressarem os seus sentimentos e críticas sociais através de desenhos.
A forma de Arte que dispensa galerias, museus e prestigio. A Arte marginal, criativa e surpreendente. Do movimento underground a exemplo de sustentabilidade espacial. Não precisa de tempo, espaço, movimento cultural nem tão pouco de reconhecimento para acontecer, ela só precisa da rua. E assim ela acontece, nos lugares menos esperados, nos guetos, nos lixões, debaixo de pontes, em paredes estragadas e em lugares abandonados.
Tem uma pegada mais despretensiosa, seu foco principal é falta de um foco, seu elemento é o dia-a-dia e a ironia e criatividade existente em cada um de nós, com este olhar ela retrata com bom humor o contexto social, politico, ambiental e surreal de nossa "insana" sociedade. Mostrando uma nova estampa, para lugares comuns e por vezes marginalizados pelo contexto urbano existente.
Aqui no Brasil a dupla Otávio e Gustavo Pandolfo, mais conhecidos como os gêmeos, tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite. Mas eles são matéria para um próximo post.
E ai, curtiram? Comecem a observar os lugares onde você anda, os desenhos que representam a realidade de cada um. Tire uma foto e mande pra nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí,curtiu? Então deixe aqui seu comentário. Ficaremos muito felizes em responde-los :)