2 de dezembro de 2012

Cultura x Pobreza em Burkina Faso

   Você deve achar que não se pode esperar muito de um país que tem a pior taxa de alfabetização do mundo certo?
     O analfabetismo é um dos problemas que podemos encontrar no país em questão. Situado a oeste da África com apenas 23,6% de alfabetizados Burkina ainda  fica em quarto lugar na colocação dos países mais pobres do mundo. E você certamente nunca nem ouviu falar nesse país né?
     A escarces de água, a fome, e a pobreza muitas vezes impedem as crianças de irem para a escola. Enquanto deveriam estar estudando, estão indo buscar água em um poço e de acordo com os vídeos que vi, ficam sempre longes das províncias.

(Esse documentário dirigido por Carlinhos Antunes e Márcio Werneck é dividido em 6 partes e mostra bastate a realidade desse país, no início é meio chato mas o resto vale a pena.)

     A capital, Uagagudu, não é uma capital de luzes, noite boemia ou intensa com várias opções de lazer, afinal, a pobreza limita o gasto com o que não é necessário para sobreviver. Mas isso não significa que o povo Burkinabè não se divirta. Na verdade, esse povo combate as suas dificuldades com sua imensa riqueza cultural. Prova disso é o Festival Noites Atípicas de Koudougou, cujo o lema é "A cultura na luta contra a pobreza" e acontece anualmente em Novembro.
     Pra quem se envolve com o tema, ver alguns vídeos desse documentário é pra chorar, principalmente quando passam as crianças. Dá vontade de pegar um avião agora, adotar todas e trazer pra cá. Mas o que mais chama a atenção é como os burkinabès dançam como se não houvesse nenhum empecilho para estarem ali. O amor a música, a dança e a percussão move esse povo, e para os amantes da música como eu, isso é simplesmente incrível.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí,curtiu? Então deixe aqui seu comentário. Ficaremos muito felizes em responde-los :)