Assistindo a um seminário, escutei uma coisa vinda de um intercambista que me fez pensar em uma coisa que é muito verdade. A frase dele foi a seguinte: "Vocês, brasileiros, sabem muito mais sobre a cultura norte americana do que dos países que fazem fronteira com o Brasil." E é fato ou não é? Pensando nisso, vou estrear a coluna Próximo destino com um país Sul americano. Vamos pra Bolívia?
O que vem na sua cabeça quando alguém fala sobre a Bolívia? Espanhol? Pobreza? Drogas?A verdade é que apesar do Espanhol ser a língua mais falada, o país ainda conta com outras DUAS línguas oficiais que são o Aimará e Quíchua. Pobreza? Sim. A pobreza atinge cerca de 60% da população boliviana. Drogas? Quem sabia que o cultivo de coca no país é protegido pelo próprio presidente - Juan Evo Morales Ayma - devido a tradição indígena que utiliza da planta para a produção de chás ou mascadas?
Festas? Dizem que o carnaval da Bolívia ocupa o segundo lugar mundial, porque o primeiro claro, fica com o Brasil. A festa é comemorada de formas diferentes em cada região. Na cidade de La Paz por exemplo, a festa de "JiskZa Anata" é uma brincadeira com música e dança na época da colheita. E o esporte preferido dos bolivianos? Quem pensou em Futebol acertou! Muito similar com o Brasil? então vamos ver as diferenças...
Já imaginou o Brasil com duas capitais? Pois isso é realidade no país em questão. La Paz e Sucre, levam o título de capitais do país, sendo uma capital administrativa e sede do governo e a outra constitucional, judicial respectivamente. E uma artigo publicado no G1 recentemente mostra uma tradição um tanto quanto exótica, vamos dizer assim...
É comum no país guardar as caveiras dos parentes já falecidos, serve como um Talismã. E no 'Dia dos Crânios' as pessoas levam seus crânios, enfeitados, para o cemitério da cidade para benzê-los e trazer sorte para o futuro.
Diferente né? Mas então, vou ali arrumar minhas malas que o avião pro Brasil sai as 14hrs. Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
E aí,curtiu? Então deixe aqui seu comentário. Ficaremos muito felizes em responde-los :)